Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

BLOG LEMBRE E RELEMBRE

Como a Covid-19 ataca o cérebro?

As primeiras pesquisas sugerem que o SARS-CoV-2 pode entrar no cérebro facilmente através do nariz de uma pessoa, infiltrando-se nas células cerebrais onde se esconde sem controle, possivelmente levando aos sintomas neurológicos duradouros, como a dificuldade de raciocínio e de memória.

Estudos no California National Primate Research Center e do Rotman Research Institute sugerem que o vírus infecta diretamente os neurônios do cérebro, potencialmente oferecendo pistas sobre por que algumas pessoas sofrem de uma série de sintomas neurológicos muito tempo após a infecção inicial da Covid-19.

Invadindo o cérebro

A barreira hematoencefálica natural do corpo geralmente faz um bom trabalho em travar batalhas com os vírus antes que eles possam passar para o cérebro, embora seja possível que os vírus entrem sorrateiramente. O SARS-CoV-2 pode fazer isso, assim como outros vírus, como o da encefalite viral e do HIV. 

Quando essas violações ocorrem, as células imunológicas do cérebro trabalham para atacar o invasor. Mas, novos estudos sugerem que está cada vez mais claro que o SARS-CoV-2 também pode seguir uma rota diferente e menos protegida através do nariz , indo direto para o cérebro.

A pesquisa realizada no California National Primate Research Center, descobriu que macacos rhesus infectados com o vírus tinham evidências significativas de infecção dentro dos neurônios do cérebro apenas sete dias após a exposição. Isso era particularmente verdadeiro para animais diabéticos mais velhos.

A prova de que os neurônios podem ser infectados seria uma descoberta importante. Essas células cerebrais enviam informações do cérebro para outras partes do corpo por meio de impulsos elétricos. Como os neurônios são tão essenciais para o funcionamento normal do corpo, o sistema imunológico não quer atacar nem mesmo aqueles que estão doentes. O vírus, tendo pegado uma carona nos neurônios, fica então livre para se mover pelos circuitos do cérebro.

John Morrison que liderou a pesquisa acredita que: “se o vírus pode viajar pelos circuitos neurais, então, pode chegar as várias regiões do cérebro que medeiam a memória, o raciocínio e a emoção”. A cognição e o humor são precisamente os problemas mais relatados entre as pessoas com a Covid-19, diz a neuropsicológa Dra. Gislaine Gil. E finaliza, por isso, mapear as alterações cognitivas e comportamentais, através do Check-up da Memória é fundamental, até mesmo para estabelecer o plano terapêutico em Reabilitação Cognitiva.

Referências:

Science Safety Security – Finding the Balance Together. phe.gov. (n.d.). https://www.phe.gov/s3/BioriskManagement/biocontainment/Pages/BSL-Requirements.aspx.

California National Primate Research Center. (2017, November 16). https://cnprc.ucdavis.edu/about-us/. 

Imagem: The Lancet.