Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

BLOG LEMBRE E RELEMBRE

Medidas essenciais para a festa de final de ano da pessoa com Alzheimer

O final de ano é um momento especial para a maioria das pessoas, pois além de rever familiares e amigos, tem a viagem de férias, os fogos de artifício que colorem o céu, as comidas deliciosas e o pular das ondas.

Para que esse momento que você tanto esperou continue sendo especial é importante algumas medidas comportamentais e ambientais se você tem um familiar com a doença de Alzheimer ou outro tipo de demência, segundo a neuropsicóloga Gislaine Gil.

1) Mudança de ambiente pode desorientar a pessoa com a doença. Logo, é preferível que a pessoa permaneça em seu ambiente costumeiro. Caso não seja possível ficar no mesmo ambiente, mantenha objetos em direções parecidas ao da casa da pessoa, por exemplo, se a cama fica ao lado direito da janela deve-se manter essa composição.

2) Tente não mudar muito os horários da rotina da pessoa, principalmente os horários de acordar, se alimentar, tomar banho e dormir.

3) Se tiverem muitas pessoas na casa essas devem falar de preferência: uma de cada vez, de maneira calma e olhando para a pessoa com a doença. Evite sons ambientais extras, como músicas barulhentas, crianças gritando, cachorro latindo, etc.

4) Se em sua cidade tiver fogos de artifício um tampão auricular de silicone pode ajudar no momento dos fogos. Após, os retire.

5) Parentes distantes podem se apresentar como se fosse a primeira vez e não insistir em fazer a pessoa lembrar de seu nome ou momentos específicos da vida.

6) Forneça comida leve, saudável e propicie líquidos em vários momentos do dia.

O Vigilantes da Memória aproveita para desejar um feliz Ano Novo!