Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

BLOG LEMBRE E RELEMBRE

Você sabe o que é reabilitação vestibular?

Sintomas de tontura, vertigem e desequilíbrio corporal são altamente prevalentes no meio de idosos e, na maioria dos casos, são causados por doenças de origem no sistema vestibular conhecidos popularmente como “labirintites”. Além do sistema vestibular existem dois grandes sistemas que também são responsáveis pelo equilíbrio corporal, são eles: visual e somatossensorial.

Esses sintomas podem causar prejuízo no desempenho físico-funcional, nos relacionamentos sociais e profissionais, podendo até gerar transtornos psicológicos em virtude do medo em sentir o desequilíbrio, a tontura, diz a fisioterapeuta Jéssica Maria Ribeiro Bacha do Vigilantes da Memória.

Diante de um quadro deste é importantíssima à realização de uma avaliação multidimensional e multiprofissional, para que a causa dos sintomas possa ser identificada para que assim o tratamento possa ser direcionado, comenta Bacha. Os principais profissionais da equipe multiprofissional são: médico, fisioterapeuta, fonoaudióloga nutricionista e psicólogo.

Uns dos principais recursos utilizados para o tratamento destes sintomas são: reabilitação vestibular, farmacoterapia, orientação nutricional, modificação de hábitos e psicoterapia.

A reabilitação vestibular é um tratamento não invasivo, baseado em um grupo de exercícios personalizados. Seu fundamento baseia-se na plasticidade neural do sistema nervoso central, com a utilização de mecanismos para o restabelecimento e manutenção do equilíbrio corporal por meio do estímulo dos três sistemas a cima citados (vestibular, visual e somatossensorial). A reabilitação vestibular deve ser individualizada para cada paciente de acordo com a origem da tontura e ou vertigem. Essa técnica pode ser aplicada por profissionais da fisioterapia e fonoaudiologia.

Pesquisas afirmam que exercícios supervisionados e personalizados proporcionam redução de mais ou menos 80% dos sintomas. Entretanto, a escolha dos exercícios dependerá da característica do quadro e da necessidade de cada indivíduo. Nos últimos tempos um dos recursos que tem se sobressaído dentro da reabilitação vestibular é o uso complementar da realidade virtual, por meio de jogos específicos que estimulam o equilíbrio postural, movimentos oculares, deslocamento da cabeça Os princípios da reabilitação virtual é o mesmo de uma sessão convencional, porém de forma mais lúdica e interativa.


Fisioterapeuta Jéssica Maria Ribeiro Bacha

Mestre e Doutoranda em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein. Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia. Membro da Associação Brasileira Fisioterapia Gerontológica. Membro do Laboratório de estudo em tecnologia, funcionalidade e envelhecimento da Universidade de São Paulo (LETEFE).  Integrante da equipe Vigilantes da Memória.


Referências bibliográficas:

- http://www.neuromovimento.com.br/fisioterapia-vestibular

- Bacha J.M.R et al., Effects of kinect adventures games versus conventional physical therapy on postural control in elderly people: a randomized controlled trial, Games Health J. 14 (2017). 

-Albertino, Sérgio & Albertino Rafael. Reabilitação Vestibular. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ. Set, 2012.

- Gazzola,. J. M et al., Realidade virtual na avaliação e reabilitação dos distúrbios vestibulares. ACTA ORL/Técnicas em Otorrinolaringologia - Vol. 27 (1: 22-7, 2009).