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X Curso de Capacitação em Estimulação Cognitiva com Discussão de Casos Clínicos - EaD (Ensino a Distância) em tempo real

Com a experiência adquirida na coordenação de programas de Estimulação Cognitiva em Grupo Intergeracional no Hospital Sírio-Libanês e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, nossa equipe Vigilantes da Memória desenvolveu um Curso de Capacitação voltado para profissionais da área saúde e de educação interessados nessa importante abordagem.

As intervenções cognitivas são propostas terapêuticas capazes de promover a saúde cerebral, contribuindo para o aumento da densidade sináptica e da neuroplasticidade, pois reforça o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de novas estratégias cognitivas.

O objetivo do curso é desenvolver o pensamento clínico e capacitar o profissional a conduzir o melhor tipo de intervenção cognitiva para idosos, através da aplicação de técnicas cognitivas e comportamentais, além da promoção do envelhecimento saudável.

O conteúdo prático será feito com a simulação da aplicação das técnicas com os demais colegas participantes do grupo e casos clínicos, que terá no máximo 20 participantes, o que amplifica o aprendizado.

Nosso curso conta com apoio da SBGG-SP (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo) e os associados adimplentes tem 5% de desconto.


Vagas Limitadas: 20 participantes.


Horário: 18:30 às 20:30 horas (quartas-feiras)


Investimento: R$ 4.000,00 (valor à vista por PIX ou depósito bancário) ou 7 parcelas de R$600,00 (no cartão de crédito) ou 10 parcelas de R$ 427,00 (no cartão de crédito)**

**não é possível a sobreposição dos descontos.


Período de aula: 09/03/2022 à 26/10/2022


Dias das aulas: (9, 16, 23 e 30/03; 6, 13, 20 e 27/04; 4, 11, 18 e 25/05; 1, 8, 15, 22 e 29/06; 3, 10, 17, 24 e 31/08; 14, 21 e 28/09; 5, 19 e 26/10)


Carga horária: 56 horas 


Telefone: (11) 2609-4643 ou WhatsApp (11) 94941-8374 (secretária Regina) 


Programação:

Módulo I: Envelhecimento e Cognição

O objetivo desse módulo é capacitar o pensamento clínico do aluno, pois este deverá ser capaz de relacionar as queixas cognitivas do paciente/familiar, com a função e a localização cerebral. 

-Alterações estruturais

-Alterações funcionais

       -Domínio Memória

-Estágios da Memória

-Dependente do conteúdo

-Dependente do tempo

-Dependente da Modalidade Sensorial

-Localização cerebral

       -Domínio Atenção Complexa

       -Domínio Perceptomotor

       -Domínio Funções Executivas

       -Domínio Linguagem

       -Domínio Cognição Social 


Módulo II: Transtornos Neurocognitivos

O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a diferenciar o Transtorno Neurocognitivo Leve do Transtorno Neurocognitivo Maior, realizar o rastreio cognitivo e funcional para definir o melhor tipo de intervenção cognitiva para o paciente. 

-Definição, Tipos e perfil cognitivo

       -Transtorno Neurocognitivo Leve/CCL

       -Transtorno Neurocognitivo Maior/Demência

-Triagem Cognitiva

-Triagem do Humor

-Triagem da Funcionalidade


Módulo III: Intervenções Cognitivas

O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a diferenciar as diferentes modalidades de intervenção e para quem serve cada tipo. Após, aprenderá estratégias cognitivas correlacionando-as ao tipo de queixa e alteração funcional.

- Tipos de Intervenção Cognitiva: definição, diferenças e para quem serve

      -Treino Cognitivo

      -Estimulação Cognitiva

      -Reabilitação Cognitiva

-Intervenção Individual, Grupo e Grupo Intergeracional

-Estratégias Cognitivas

      -Adaptação ao meio ambiente

     -Sistemas que registram ou armazenam informações

     -Auxílios que permitem o acesso à informação previamente armazenadas

     -Estratégias aprendidas naturalmente

     -Abordagem baseada no ensaio

     -Aprendizagem sem erros

     -Desaparecimento de pistas

     -Terapia de orientação à realidade

     -Terapia da reminiscência

      -Método loci

     -Repetição

     -Centralização

     -Organização Hierárquica 

     -Agrupamento 

     -Categorização

    -Elaboração 

    -Mapeamento Mental


Módulo IV: Estratégias Cognitivo-Comportamental

O objetivo desse módulo é de capacitar os profissionais a identificar os sinais e sintomas inerentes as patologias psiquiátricas mais comuns no idoso (Transtorno Depressivo e Transtornos de Ansiedade); compreender as alterações neuropsicológicas nesses quadros e os impactos no funcionamento de vida dessa população; bem como abarcar os princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental no manejo das diferentes sintomatologias, suas estratégias e os impactos positivos na qualidade de vida do idoso.

- Definição de Terapia Cognitivo-Comportamental e os princípios básicos que a norteiam

- Abarcar as especificidades da TCC no atendimento ao idoso

- Critérios diagnósticos da Depressão e dos diferentes Transtornos de Ansiedade na população idosa

- Apoiando-se nas evidências científicas, trazer a visão cognitivo-comportamental e sua aplicabilidade clínica na ansiedade patológica e depressão

- Abarcar as estratégias da TCC comumente usadas no tratamento/ gerenciamento desses quadros:

    -Tipos de Relaxamento (Relaxamento Muscular Progressivo, Relaxamento Passivo, Relaxamento Autógeno)

    -Respiração Diafragmática

    -Registro de Pensamento Disfuncional

    -Ativação Comportamental

    -Estratégias de Resolução de Problemas

    -Treino de Assertividade

    -Estratégias de Gerenciamento de sono

    -Estratégias de Automonitoramento

Por se tratar de um curso teórico-prático, esse módulo contará com apresentação de casos clínicos e exercícios práticos, capacitando os profissionais a exercitar o olhar clínico e manejar as diferentes estratégias.


Módulo V: Intervenções Cognitivas na Demência Moderada

O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a elaborar intervenções centradas na singularidade do indivíduo e ao contexto em que está inserido.

-Elaboração de intervenção cognitiva personalizada

-Construção do raciocínio clínico

-Interface com a intergeracionalidade

-Memória Sensorial – intervenção estruturada

-Estruturada sob perspectiva individual

-Estruturada sob perspectiva de determinado grupo

-Cuidador como agente integrante

-Identificação de demandas

-Orientações

-Ambiente

-Impacto do ambiente na intervenção cognitiva

-Ambiente como recurso na intervenção cognitiva


Módulo VI: Efeitos da Cognição na Deglutição e Comunicação

O objetivo desse módulo é apresentar os principais aspectos da fonoaudiologia e sua importância na saúde da pessoa idosa; capacitar os profissionais a identificar os sintomas iniciais e/ou preditores da disfagia; identificar desordens na comunicação como as alterações nos processos linguísticos-cognitivos, motores da fala e sensoriais.

-Deglutição

-Disfagia

-Presbifagia

-Vias alternativas de Alimentação

-Assistência Alimentar

-Consistência alimentar

-Dicas para uma refeição segura

-Comunicação

-Linguagem no Envelhecimento

-Audição e Cognição

-Estratégias para melhorar a comunicação


Módulo VII: Realidade Virtual na Intervenção Cognitiva 

O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a utilizar a realidade virtual de forma consciente e adequada como uma ferramenta complementar na intervenção de seus pacientes.

-Definição de Realidade Virtual

-Elementos e conceitos que compõem a Realidade Virtual

-Tipos de sistemas dentro da Realidade Virtual

-Tipos de Jogos Virtuais e suas demandas

-Áreas de atuação

-Efeitos colaterais (Cybersickness)

-Vantagens e desvantagens da Realidade Virtual

-Evidência científica e aplicabilidade clínica


Docentes:

-Profa. Dra. Gislaine Gil

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP.  

Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Pós-graduação: Especialização e Aperfeiçoamento em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Titulada em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia.

Título de Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Coordenadora do Serviço de Gerontologia do Hospital Sírio-Libanês.

Coordenadora do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio-Libanês.

Coordenadora da Pós-Graduação: Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.

Docente da Especialização em Fisioterapia e Gerontologia da EEP do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Docente da Pós-graduação em Psicomotricidade do ISPEGAE-OIPR-UNIP.

Docente da Pós-graduação: Especialização em Geriatria do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.

Fundadora do Vigilantes da Memória.

Experiências anteriores:

Nos biênios de 2014-2016 e 2016-2018 integrou a Diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo.

No período de 2007 à 2013 integrou a equipe do Check-up da Maturidade do Grupo Fleury Medicina Diagnóstica.

No período de 2007 à 2013 integrou a equipe do Instituto de Geriatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e idealizou o Programa de Estímulo à Atenção e a Memória.

No período de 2001 à 2008 coordenou o Núcleo de Neuropsicologia do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

No ano de 2021 e 2011 participou da criação do Projeto Inclusão de pacientes com TDAH e Demência por Alzheimer da Farmacêutica Novartis.

No ano de 2013 criou o Programa de Estimulação Cognitiva de pacientes com Demência de Alzheimer leve na Danone Medical Nutrition Division.

Lecionou na Pós-Graduação em Psicologia Psiquiátrica do CAISM da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Gerontologia da UNIFESP, Gerontologia do Sedes Sapietae, Nutrição e Geriatria da EEP do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Neuroaprendizagem e Transtorno do Aprender do Instituto Saber.

Autora dos livros:

Memória: tudo que você gostaria de saber, mas esqueceu de perguntar da editora Campus-Elsevier.

Ensinar a lembrar: guia prático para ajudar a reconhecer e melhorar problemas de memória da editora Casa Leitura Médica 1a e 2a edição.

Como lidar com problemas de memória e doenças neurodegenerativas da Editora Hogrefe.


-Profa. Dra. Jéssica Maria Ribeiro Bacha 

Doutora e Mestre em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da USP.

Especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein.

Fisioterapeuta formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas.

Capacitadora em Estimulação Cognitiva Intergeracional pelo Programa Vigilantes da Memória.

Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia.

Membro do Laboratório de estudo em tecnologia, funcionalidade e envelhecimento da Universidade de São Paulo (LETEFE).

Integrante da Equipe do Vigilantes da Memória.

Docente da Pós-graduação de Fisioterapia Gerontológica na Universidade Paulista. 

Docente da Pós-graduação de Gerontologia Multiprofissional do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Docente da Especialização de Fisioterapia em Gerontologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Docente da Pós-graduação Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. 


-Profa. Esp. Juliana Monteiro Antunes

Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Especialização em Gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Capacitadora em Estimulação Cognitiva Intergeracional pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

Docente da Pós-graduação Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.


-Profa.Esp. Fabiana Tintori Shoji

Pós-graduada: Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Universidade de São Paulo - USP.

Pós-graduada: Formação em Saúde Mental pelo Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 

Integrante da equipe multidisciplinar do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio Libanês. 

Integrante da equipe multidisciplinar do Vigilantes da Memória como Terapeuta Cognitivo-Comportamental.

Docente do Curso de Pós-Graduação: Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

Docente do Curso de Extensão em Neuropsiquiatria Geriátrica pela Medicine Cursos.

Docente da Pós-Graduação em Especialização em Geriatria do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. 

Docente da Pós-Graduação em Psicomotricidade do ISPEGAE-OIPR- UNIP.

Experiências profissionais anteriores:

Docente do Curso de Estimulação Cognitiva Intergeracional teoria e prática do Hospital Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa.

Participação na criação do Projeto Inclusão de pacientes com TDAH e Demência por Alzheimer da Farmacêutica Novartis. 

Docente no Programa de Estimulação Cognitiva de pacientes com Demência de Alzheimer Leve na Danone Medical Nutrition Division.

Docente do Programa de Estímulo a Atenção e a Memória do Hospital Alemão Osvaldo Cruz.

Psicóloga colaboradora no Núcleo de Atendimento em Neuropsicologia Infantil Interdisciplinar da Universidade Federal de São Paulo - NANI/Unifesp.

Psicóloga Colaboradora no Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo - PROAD/ Unifesp.


-Profa.Ms. Lilian Cliquet

Doutoranda em Gerontologia pela Universidade de Campinas – UNICAMP.

Mestre em Ciências pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH - USP.

Especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein de Ensino.

Capacitadora em Estimulação Cognitiva Intergeracional pelo Programa Cérebro Ativo | Vigilantes da Memória pelo Instituto de Ensino do Hospital Sírio Libanês.

Especialista em Audiologia Clínica pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Fonoaudióloga formada pela Universidade Integrada São Camilo.

Membro da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia.

Integrante da Equipe da Universidade Aberta a Terceira Idade da Universidade de São Paulo – EACH - USP – Inclusão Digital.

Integrante da Equipe do Vigilantes da Memória como fonoaudióloga e docente.

Coordenadora de Projetos Sociais relacionados ao Envelhecimento, Intergeracionalidade e Inclusão digital.

Docente em Cursos de Gerontologia, Empreendedorismo, Fonoaudiologia.



Endereço do Vigilantes da Memória:

Rua Pamplona, 145, cj. 704, Jardim Paulista (perto do metrô Trianon-MASP)


Apoio: 

SBGG- Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia