Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,
Fale Conosco: (11) 2609-4643
Coordenadora: Profa. Dra. Gislaine Gil
As intervenções cognitivas são propostas terapêuticas capazes de promover a saúde cerebral, contribuindo para o aumento da densidade sináptica e da neuroplasticidade, pois reforça o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de novas estratégias cognitivas.
Com a experiência adquirida na coordenação de programas de Estimulação Cognitiva em Grupo Intergeracional no Hospital Sírio-Libanês e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, nossa equipe Vigilantes da Memória desenvolveu um Curso de Capacitação voltado para profissionais da área saúde e de educação interessados nessa importante abordagem.
O objetivo do curso é desenvolver o pensamento clínico e capacitar o profissional a conduzir o melhor tipo de intervenção cognitiva para idosos, através da aplicação de técnicas cognitivas e comportamentais, além da promoção do envelhecimento saudável.
O conteúdo prático será feito com a simulação da aplicação das técnicas com os demais colegas participantes do grupo e casos clínicos, que terá no máximo 20 participantes, o que amplifica o aprendizado.
Nosso curso conta com apoio da SBGG-SP (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo) e os associados adimplentes tem 5% de desconto.
Vagas Limitadas: 30 participantes.
Horário: 18:30 às 20:30 horas (quartas-feiras)
Investimento: R$ 4.100,00 (valor à vista por PIX ou depósito bancário*) ou 2 parcelas de R$ 2.211,00 ou 3 parcelas de R$ 1.487,00 ou 4 parcelas de R$ 1.125,00 ou 5 parcelas de R$ 907,40 ou 10 parcelas de R$ 473,10 ou 12 parcelas de R$ 400,00.
*Associados da SBGG tem 5% de desconto no valor à vista.
Período de aula: 6/3/24 a 23/10/24 (quartas-feiras das 18:30 às 20:30 hrs).
Dias das aulas: 6/3, 13/3, 20/3, 27/3, 3/4, 10/4, 17/4, 24/4, 8/5, 15/5, 22/5, 29/5, 5/6, 12/6, 19/6, 26/6, 7/8, 14/8, 21/8, 28/8, 4/9, 11/9, 18/9, 25/9, 2/10, 9/10, 16/10 e 23/10.
Carga horária: 56 horas.
Telefone: (11) 2609-4643 ou WhatsApp (11) 94941-8374 (secretária Regina)
Programação:
Módulo I: Envelhecimento e Cognição
O objetivo desse módulo é capacitar o pensamento clínico do aluno, pois este deverá ser capaz de relacionar as queixas cognitivas do paciente/familiar, com a função e a localização cerebral.
-Alterações estruturais
-Alterações funcionais
-Domínio Memória
-Estágios da Memória
-Dependente do conteúdo
-Dependente do tempo
-Dependente da Modalidade Sensorial
-Localização cerebral
-Domínio Atenção Complexa
-Domínio Perceptomotor
-Domínio Funções Executivas
-Domínio Linguagem
-Domínio Cognição Social
Módulo II: Transtornos Neurocognitivos
O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a diferenciar o Transtorno Neurocognitivo Leve do Transtorno Neurocognitivo Maior, realizar o rastreio cognitivo e funcional para definir o melhor tipo de intervenção cognitiva para o paciente.
-Definição, Tipos e perfil cognitivo
-Transtorno Neurocognitivo Leve/CCL
-Transtorno Neurocognitivo Maior/Demência
-Triagem Cognitiva
-Triagem do Humor
-Triagem da Funcionalidade
Módulo III: Intervenções Cognitivas
O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a diferenciar as diferentes modalidades de intervenção e para quem serve cada tipo. Após, aprenderá estratégias cognitivas correlacionando-as ao tipo de queixa e alteração funcional.
- Tipos de Intervenção Cognitiva: definição, diferenças e para quem serve
-Treino Cognitivo
-Estimulação Cognitiva
-Reabilitação Cognitiva
-Reabilitação Neuropsicológica (modelo holístico)
-Intervenção Individual, Grupo e Grupo Intergeracional
-Estratégias Cognitivas
-Adaptação ao meio ambiente
-Sistemas que registram ou armazenam informações
-Auxílios que permitem o acesso à informação previamente armazenadas
-Estratégias aprendidas naturalmente
-Abordagem baseada no ensaio/espaçada
-Aprendizagem sem erros
-Desaparecimento de pistas
-Terapia de orientação à realidade
-Terapia da reminiscência
-Centralização
-Organização Hierárquica
-Agrupamento
-PQRST
- Sobrecarga de informação cognitiva
- Manejo Comportamental
- Pós-Carreira como estimulação cognitiva
- Casos clínicos
MóduloIV: Estratégias Cognitivo-Comportamental
O objetivo desse módulo é de capacitar os profissionais a identificar os sinais e sintomas inerentes as patologias psiquiátricas mais comuns no idoso (Transtorno Depressivo e Transtornos de Ansiedade); compreender as alterações neuropsicológicas nesses quadros e os impactos no funcionamento de vida dessa população; bem como abarcar os princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental no manejo das diferentes sintomatologias, suas estratégias e os impactos positivos na qualidade de vida do idoso.
- Definição de Terapia Cognitivo-Comportamental e os princípios básicos que a norteiam
- Abarcar as especificidades da TCC no atendimento ao idoso
- Critérios diagnósticos da Depressão e dos diferentes Transtornos de Ansiedade na população idosa
- Apoiando-se nas evidências científicas, trazer a visão cognitivo-comportamental e sua aplicabilidade clínica na ansiedade patológica e depressão
- Abarcar as estratégias da TCC comumente usadas no tratamento/ gerenciamento desses quadros:
-Tipos de Relaxamento (Relaxamento Muscular Progressivo, Relaxamento Passivo, Relaxamento Autógeno)
-Respiração Diafragmática
-Registro de Pensamento Disfuncional
-Ativação Comportamental
-Estratégias de Resolução de Problemas
-Treino de Assertividade
-Estratégias de Gerenciamento de sono
-Estratégias de Automonitoramento
Por se tratar de um curso teórico-prático, esse módulo contará com apresentação de casos clínicos e exercícios práticos, capacitando os profissionais a exercitar o olhar clínico e manejar as diferentes estratégias.
Módulo V: Intervenções Cognitivas na Demência Moderada
O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a elaborar intervenções centradas na singularidade do indivíduo e ao contexto em que está inserido.
-Elaboração de intervenção cognitiva personalizada
-Construção do raciocínio clínico
-Interface com a intergeracionalidade
-Memória Sensorial – intervenção estruturada
-Estruturada sob perspectiva individual
-Estruturada sob perspectiva de determinado grupo
-Cuidador como agente integrante
-Identificação de demandas
-Orientações
-Ambiente
-Impacto do ambiente na intervenção cognitiva
-Ambiente como recurso na intervenção cognitiva
Módulo VI: Efeitos da Cognição na Deglutição e Comunicação
O objetivo desse módulo é apresentar os principais aspectos da fonoaudiologia e sua importância na saúde da pessoa idosa; capacitar os profissionais a identificar os sintomas iniciais e/ou preditores da disfagia; identificar desordens na comunicação como as alterações nos processos linguísticos-cognitivos, motores da fala e sensoriais.
- Deglutição
- Disfagia
- Presbifagia;
- Vias alternativas de Alimentação
- Assistência Alimentar
- Consistência alimentar
- Dicas para uma refeição segura
- Comunicação
- Linguagem no Envelhecimento
- Audição e Cognição
- Estratégias para melhorar a comunicação
Módulo VII: Realidade Virtual na Intervenção Cognitiva
O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a utilizar a realidade virtual de forma consciente e adequada como uma ferramenta complementar na intervenção de seus pacientes.
-Definição de Realidade Virtual
-Elementos e conceitos que compõem a Realidade Virtual
-Tipos de sistemas dentro da Realidade Virtual
-Tipos de Jogos Virtuais e suas demandas
-Áreas de atuação
-Efeitos colaterais (Cybersickness)
-Vantagens e desvantagens da Realidade Virtual
-Evidência científica e aplicabilidade clínica
OBSERVAÇÃO: As aulas são ao vivo e, por isso, não são gravadas.
Docentes:
-Profa. Dra. Gislaine Gil
Experiências anteriores:
Autora dos livros:
-Profa. Dra. Jéssica Maria Ribeiro Bacha
-Profa. Esp. Letícia Mota
-Profa. Esp. Juliana Monteiro Antunes
-Profa.Esp. Fabiana Tintori Shoji
Experiências profissionais anteriores:
-Profa.Ms. Lilian Cliquet
-Profa.Ms. Elyse Soares Ribeiro
Endereço do Vigilantes da Memória
Local: Rua Pamplona, 145, cj. 704, Jardim Paulista (perto do metrô Trianon-MASP)