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Cursos para Profissionais

CURSO DE EXTENSÃO: PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO NÃO-FARMACOLÓGICO DAS DEMÊNCIAS - EAD

Coordenadores: Profa. Dra. Gislaine Gil  e Prof. Dr. Alexandre Leopold Busse


Por que estudar o tema Demências?

A cada três segundos, uma pessoa desenvolve demência no mundo. Em 2050 serão 139 milhões de pessoas. Portanto, o profissional terá que estar preparado para atender essa grande demanda. As primeiras preocupações observadas em estudos de metanálise que envolveram diversos ambientes de atenção à saúde em todo o mundo vem revelando preocupação, pois a taxa de demência não detectada por profissionais da saúde é muito alta; 61,7%.


E você, sabe detectar com tranquilidade as pessoas idosas com queixas cognitivas representativas de uma doença?

O curso de extensão lhe capacitará a diferenciar queixas cognitivas representativas do envelhecimento normal e patológico; a partir de instrumentos cognitivos e funcionais, simulando suas aplicações e correções, a partir de casos clínicos. Compartilharemos conhecimentos da vida prática profissional baseadas em evidências científicas atualizadas de quando, como e para quem dar o diagnóstico, momento esse de grande oportunidade de vinculação e confiança entre profissional-paciente-família.


Como abordar e estruturar o tratamento nas diferentes fases da Demência?

Embora as alterações iniciais das demências sejam neuropatológicas, os efeitos subsequentes com que, o paciente, familiares e cuidadores terão que lidar são cognitivos, psicológicos e comportamentais. E, por isso, apresentaremos as estratégias não-farmacológicas projetadas para que todo o profissional de saúde insira em sua prática, independente de sua formação inicial. Assim, fidelizando os clientes envolvidos no tratamento e proporcionando qualidade de vida para a pessoa idosa e cuidador.


Como prevenir a demência?

Atualmente o lema é viver mais, mas com qualidade de vida. Pessoas idosas e seus familiares procuram profissionais capacitados para a prevenção das demências. No módulo sobre prevenção, abordaremos as estratégias para evocar as motivações dos próprios pacientes, e, com isso, levar o profissional de saúde a resistir ao reflexo de “consertar as coisas” e inserir em sua prática as habilidades para entender, explorar, escutar com empatia e estimular a esperança e o otimismo do paciente e, assim, conquistar a adesão ao tratamento preventivo.


Sobre o curso

Objetivo Geral:

• Ampliar e atualizar os conhecimentos de prevenção, diagnóstico e tratamento não farmacológico das Demências adquiridos nas diversas áreas da saúde.


Objetivos Específicos:

• Identificar as características do processo de envelhecimento e condições clínicas que aumentam a suscetibilidade ao comprometimento cognitivo.

• Atualizar sobre a abordagem na prevenção, diagnóstico, tratamento multidisciplinar, orientação de cuidadores e familiares, à luz das evidências científicas atuais.

• Aprimorar o manejo das perdas cognitivas e funcionais.

• Atuar da melhor forma possível diante das alterações comportamentais e emocionais durante a evolução progressiva das demências.

• Estimular a atuação interdisciplinar das medidas não farmacológicas.


Há diferença na metodologia de aprendizado on-line?

O curso de extensão Prevenção, Diagnóstico e Tratamento não farmacológico das Demências é inovador em sua metodologia, pois incorporou os recentes resultados das pesquisas em neurociências para aumentar a atenção em ambiente de aprendizado on-line e, assim, tornar a aprendizagem do(a) aluno(a) mais motivadora.


Quem pode se inscrever no curso?

É especialmente preparado para todos os profissionais da área de saúde que atendem ou querem atender as pessoas idosas no consultório, em reabilitação, na comunidade, em domicílio ou em instituições, inserindo rapidamente as informações adquiridas e abrir caminho para um número maior de oportunidades profissionais.


Diferenciais do curso:

• Professores que atuam na USP e no hospital Sírio-Libanês, altamente capacitados e experientes na área de envelhecimento e Transtornos Neurocognitivos.

• Conteúdo abrangente, com grande aplicabilidade prática.

• Abordagens de novas tecnologias.

• Discussão de casos clínicos.

• Duração: 40 horas.


Programação:

MÓDULO 1: Introdução 

-Visão Geral: conceito e tipos de Demências

Palestrantes: Alexandre Leopold Busse

-Prevalência e novas nomenclaturas de Demências

Palestrante: Alexandre Leopold Busse


MÓDULO 2: Prevenção

-O que sabemos sobre a prevenção de Demência e o que usamos na prática?

Palestrante: Isabella Mottim Berger

-Estimulação cognitiva ou treino cognitivo: o que são, para quem e quando indicar? 

Palestrante: Letícia Mota e Gislaine Gil

-Planejamento do pós-carreira como prevenção de Demência

Palestrante: Letícia Mota

-Estratégias motoras e ambientais para prevenção de quedas: o que devemos orientar?

Palestrante: Jéssica Bacha

-Estratégias para a prevenção e estimulação auditiva

Palestrante: Lilian Cliquet

-Inclusão digital e desafios cognitivos

Palestrante: Lilian Cliquet

-O que são habilidades sociais e como desenvolvê-las?

Palestrante: Miriam Campos


MÓDULO 3: Diagnóstico: o que todo profissional deve saber e pode usar na triagem das Demências? 

-Rastreio Cognitivo e Casos Clínicos

Palestrante:  Elyse Soares Ribeiro e Dra. Gislaine Gil

-Rastreio do Humor, da Ansiedade e da Funcionalidade e Casos Clínicos

Palestrante: Elyse Soares Ribeiro e Gislaine Gil

-Rastreio das Disfunções Motoras, Sensoriais e casos clínicos

Palestrante: Jéssica Maria Ribeiro Bacha

-Interpretação dos exames auditivos e casos clínicos

Palestrante: Lilian Cliquet

-Avaliação Neuropsicológica: quando solicitar, como o profissional pode interpretar e utilizar os dados na prática?

Palestrante: Gislaine Gil

-Direção veicular: como avaliar e usar estratégias para cessação.

Palestrante: Alexandre Busse e Dra. Gislaine Gil

-Avaliação da Deglutição: quando suspeitar e como fazer a abordagem inicial?

Palestrante: Lilian Cliquet

-Como e para quem comunicar o diagnóstico de Demência?

Palestrante: Isabella Mottim Berger

-Como avaliar a autonomia do paciente: sua capacidade de decisão sobre sua vida e até onde os filhos devem interferir?

Palestrante: Elyse Soares Ribeiro


MÓDULO 4: Tratamento: Como lidar na Prática Clínica?

-Neuroplasticidade e cognição

Palestrante: Mônica Szyszko Pita

-Reabilitação Cognitiva, Terapia de Orientação da Realidade e Terapia de Reminiscência: Quando propor e o que deve ser feito?

Palestrante: Letícia Mota

-Como estabelecer uma rotina e estimular as atividades diárias?

Palestrante: Juliana Monteiro Antunes

-Intervenções Motoras e sensoriais: Quando propor e o que deve ser feito?

Palestrante: Jéssica Bacha

-Realidade Virtual: Quando propor e o que deve ser feito?

Palestrante: Jéssica Bacha

-Evidências das Terapias complementares: Equoterapia, hidroterapia e dança.

Palestrante: Maristela Chaya

-Facilitando a Comunicação: Como lidar com usuários e não usuários de prótese auditiva.

Palestrante: Lilian Cliquet

-Particularidades da orientação nutricional no comprometimento cognitivo.

Palestrante: Raona Cássia Paixão Chaves

-Check-list para prevenir as alterações comportamentais

Palestrante: Juliana Monteiro Antunes e Profa. Dra. Gislaine Gil

-Como lidar com a Ansiedade na Demência?

Palestrante: Fabiana Tintori Shoji

-Como lidar com a Depressão na Demência?

Palestrante: Fabiana Tintori Shoji

-Abordagem dos distúrbios do sono em pacientes com comprometimento cognitivo.

Palestrante: Isabella Mottim Berger

-Prevenção e tratamento do Delirium

Palestrante: Gislaine Gil e Alexandre Leopold Busse

-Estratégias Comportamentais em instituições de longa permanência para pessoas idosas.

Palestrante: Fabiana Tintori Shoji

-Terapia assistida com animais e uso dos toys: para quem serve e como utilizar?

Palestrante: Juliana Monteiro Antunes

-Estratégias para serem usadas na elaboração das consistências adequadas para um paciente disfágico

Palestrante: Lilian Cliquet

-O que saber dos tratamentos farmacológicos?

Palestrante: Alexandre Leopold Busse

-Dispositivos tecnológicos que auxiliam o paciente e seus cuidadores

Palestrante: Jéssica Maria Ribeiro Bacha

-Abordagem e importância das orientações de fisioterapia na demência avançada

Palestrante: Maristela Chaya


MÓDULO 5: Cuidando de quem cuida 

-Escala de Avaliação do Estresse do Cuidador: como utilizar para além dos dados quantitativos? 

Palestrante: Elyse Soares Ribeiro

-Como cuidar de quem cuida?

Palestrante: Mônica Szyszko Pita


Início do curso e valor: (divulgação em breve)


Inscrição: (11) 94941-8374 - falar com Regina (secretária)


Coordenadores:

-Profa. Dra. Gislaine Gil

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP.  

Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Pós-graduação: Especialização e Aperfeiçoamento em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Titulada em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia.

Título de Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Coordenadora do Programa Cérebro Ativo & Longevidade do Hospital Sírio-Libanês.

Coordenadora da Pós-Graduação: Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.

Docente da Especialização em Fisioterapia e Gerontologia da EEP do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Docente da Pós-graduação: Especialização em Geriatria do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.

Autora dos livros:

Memória: tudo que você gostaria de saber, mas esqueceu de perguntar da editora Campus-Elsevier.

Ensinar a lembrar: guia prático para ajudar a reconhecer e melhorar problemas de memória da editora Casa Leitura Médica 1a e 2a edição.

Como lidar com problemas de memória e doenças neurodegenerativas da Editora Hogrefe.


-Prof. Dr. Alexandre Leopold Busse

Professor Livre-Docente de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Médico do Serviço de Geriatria no Hospital das Clínicas da FMUSP.

Professor da pós-graduação da FMUSP, onde orienta alunos de doutorado, mestrado e residentes de geriatria em linhas de pesquisa sobre Envelhecimento Saudável, Atividade Física e Memória.

Doutorado pela FMUSP em 2008. Tema em Memória e Atividade Física.

Pesquisador do Ambulatório de Memória do Idoso do Serviço de Geriatria, desde 2004.

Coordenador da Área de Pesquisa em Atividade Física da Geriatria USP.

Coordenador do Programa Escola GeroSaúde da Geriatria USP.

Coordenador do Laboratório de Avaliação Funcional do Serviço de Geriatria no Hospital das Clínicas da FMUSP.

Coordenador da Academia do Programa de Promoção do Envelhecimento Saudável do Serviço de Geriatria no Hospital das Clínicas da FMUSP.

Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Hospital Sírio-Libanês.

Título de Especialista em Geriatria (2001) e Gerontologia (2010) pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.


Realização: Medicine Cursos e Vigilantes da Memória (empresa com DNA USP – Universidade de São Paulo)





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