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Cursos para Profissionais

Pós-Graduação em Neurociência da Memória: da neurobiologia às práticas de intervenção cognitiva

A pós-graduação foi cuidadosamente estruturada para proporcionar uma experiência de aprendizagem profunda e reflexiva. Você será desafiado a compreender não apenas os fundamentos neurobiológicos da memória, mas também a refletir sobre os impactos do envelhecimento, das patologias e dos medicamentos no funcionamento cognitivo. 

Por meio de estudos de casos clínicos e análise crítica, você desenvolverá habilidades para aplicar e interpretar instrumentos essenciais de triagem cognitiva, avaliação de humor e funcionalidade, indispensáveis para a identificação precoce de alterações. A partir da interpretação da avaliação neuropsicológica, compreenderá como elaborar planos de intervenção personalizados.

A formação também abrange o papel do estilo de vida, da nutrição, do sono, da atividade física, das práticas de mindfulness, dos programas intergeracionais, das iniciativas pós-carreira e das estratégias motivacionais, compondo um alicerce robusto para a promoção do envelhecimento saudável e para a prevenção do declínio cognitivo.

Um diferencial inovador é o aprendizado do uso ético e fundamentado da realidade virtual como ferramenta complementar nas intervenções cognitivas, promovendo a integração entre tecnologia e prática clínica humanizada.

Além disso, você explorará estratégias de manejo das alterações neuropsiquiátricas, sempre com foco no cuidado centrado no paciente e no suporte às famílias.

Essa é uma jornada educacional da ON e do Vigilantes da Memória que alia conhecimento científico atualizado, reflexão crítica e aplicação prática, em um percurso que ampliará seus horizontes e acenderá sua paixão pelo cuidado integral da saúde cognitiva.

Por que fazer essa pós?

?? Formação sólida em neurociência da memória, com foco prático e clínico.

?? Ferramentas atualizadas e baseadas em evidências científicas.

?? Aprimoramento profissional para atuar com escuta e acolhimento no cuidado de pacientes e familiares.

?? Diferencial no mercado: integração entre avaliação, intervenção e uso de tecnologia.

?? Educadores engajados na construção conjunta do conhecimento.

Público-alvo:

Profissionais graduados que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre memória, dominar ferramentas de avaliação e intervenção.

Estrutura Curricular:

Unidade Curricular 1: Conceitos Básicos em Neurociência (8 horas)

???? Você sabe o que acontece no seu cérebro quando esquece algo importante? Nesta primeira unidade, você vai descobrir os fundamentos do funcionamento do sistema nervoso que estão por trás da formação e do esquecimento das memórias.

Confira as aulas que fazem parte desta unidade:

1. Bases anatômicas do Sistema Nervoso – Profa. Dra. Caroline Mendes

2. Córtex cerebral – Profa. Dra. Caroline Mendes

3. Células do Sistema Nervoso – Profa. Dra. Caroline Mendes

4. Neurônios e neurotransmissores – Profa. Dra. Caroline Mendes

5. Potenciais de ação e sinapses – Profa. Dra. Caroline Mendes

6. Neuroplasticidade: potenciação e depressão de longa duração (LTP e LTD) – Profa. Dra. Caroline Mendes

7. Expressão gênica e síntese proteica na consolidação da memória – Profa. Ms. Eduarda Rosolem

8. Novas descobertas em neurobiologia da memória – Profa. Ms. Eduarda Rosolem

Unidade Curricular 2: Princípios Básicos em Farmacologia (8 horas)

???? Você já percebeu como certos medicamentos podem impactar a memória? O que é fato e o que é mito?

Confira as aulas que fazem parte desta unidade:

1. Farmacocinética e farmacodinâmica – Prof. Dr. Paulo Caleb

2. Interações medicamentosas e efeitos adversos à memória – Prof. Dr. Paulo Caleb

3. Ansiolíticos e memória – Prof. Dr. Paulo Caleb

4. Antidepressivos e memória – Prof. Dr. Paulo Caleb

5. Anticonvulsivantes e antipsicóticos: efeitos sobre a memória – Prof. Dr. Paulo Caleb

6. Álcool e drogas de abuso: impactos na memória – Prof. Dr. Paulo Caleb

7. Memória e tratamentos farmacológicos para demências e Alzheimer – Prof. Dr. Paulo Caleb

8. Substâncias nootrópicas: mitos e evidências científicas – Prof. Dr. Paulo Caleb

Unidade Curricular 3: Arquitetura e Dinâmica da Memória Humana (8 horas)

???? E se o esquecimento não fosse sinal de perda, mas sim uma estratégia sofisticada do cérebro? Nesta unidade, você vai descobrir como a memória funciona de fato — com erros, vieses, plasticidade e adaptações.

Confira as aulas que fazem parte desta unidade:

1. Sistemas da memória – Profa. Dra. Gislaine Gil

2. Módulos da Memória de longo prazo (memória explícita vs. implícita) – Profa. Dra. Gislaine Gil

3. Erros de construção da memória / falsas memórias – Profa. Dra. Gislaine Gil

4. Interface entre memória, atenção e emoção – Profa. Dra. Gislaine Gil

5. Mudanças estruturais e funcionais com o envelhecimento – Profa. Dra. Gislaine Gil

6. Por que esquecemos? – Profa. Dra. Gislaine Gil

7. Neuroplasticidade e reserva cognitiva – Profa. Esp. Mônica Szyszko Pita

8. Comprometimento Cognitivo Reversível – Profa. Dra. Bruna O’hara

Unidade Curricular 4: Promoção da Saúde Cognitiva (8 horas)

???? Você consegue prescrever mudanças de hábito com a mesma segurança que prescreve um remédio ou dá um conselho?

Confira as aulas que fazem parte desta unidade:

1. Envelhecimento saudável: papel do estilo de vida – Prof. Dr. Alexandre Leopold Busse

2. Nutrir para lembrar: orientações baseadas em evidências para quem trabalha com cognição – Profa. Ms. Ana Carolina Vicedomini

3. Papel do sono e estratégias de gerenciamento de sono – Profa. Dra. Flávia Barreto Garcez Carvalho

4. Atividade física na saúde cognitiva – Prof. Dr. Alexandre Leopold Busse

5. Cérebro calmo: práticas de Mindfulness e Relaxamento na prática clínica – Profa. Dra. Roseli Lage

6. Desenvolvimento de programas de intervenção cognitiva intergeracionais – Profa. Dra. Gislaine Gil

7. Pós-carreira como programa de prevenção cognitiva – Profa. Esp. Letícia Mota

8. Motivar para mudar – Profa. Dra. Gislaine Gil

Unidade Curricular 5: Patologias, Instrumentos de Triagem e Avaliação (8 horas)

???? "Será Alzheimer?" Essa é a pergunta que ressoa no profissional, na família e, muitas vezes, no próprio paciente. E o resultado? Diagnósticos tardios. Cuidados fragmentados. Famílias desorientadas. Pacientes desassistidos.

Confira as aulas que fazem parte desta unidade:

1. Transtornos neurocognitivos maiores e leves: o que devemos saber? – Prof. Dr. Alexandre Leopold Busse

2. Fisiopatologia da doença de Alzheimer – Profa. Ms. Eduarda Rosolem

3. Triagem cognitiva – Profa. Dra. Gislaine Gil

4. Pseudodemência e Triagem do Humor– Profa. Dra. Gislaine Gil

5. Triagem da ansiedade, da funcionalidade e do estresse do cuidador – Profa. Dra. Gislaine Gil

6. Avaliação neuropsicológica: o que todo profissional precisa saber? – Profa. Dra. Gislaine Gil

7. Escutar é mais que ouvir: O que profissionais precisam saber sobre perda auditiva e memória? – Profa. Dra. Lilian Cliquet

8. Deglutição, Disfagia e Presbifagia: alimentação segura – Profa. Dra. Christiana Wiegerinck

Unidade Curricular 6: Fundamentos e Estratégias em Intervenções Cognitivas (8 horas)

???? "Mas tem o que fazer, professora?"

O desafio? Ainda existe muita confusão entre conceitos fundamentais: estimulação, reabilitação, treino cognitivo, compensação ambiental e estratégias mnemônicas.

Confira as aulas que fazem parte desta unidade:

1. Estimulação cognitiva – Profa. Esp. Letícia Mota

2. Terapia de orientação à realidade e Terapia de reminiscência – Profa. Dra. Gislaine Gil

3. Conceito e evidências científicas do treino cognitivo e Terapia de validação – Profa. Dra. Gislaine Gil

4. Adaptação ao meio ambiente e sistemas que registram ou armazenam informações – Profa. Dra. Gislaine Gil

5. Estratégias Cognitivas I– Profa. Dra. Gislaine Gil

6. Estratégias Cognitivas II– Profa. Dra. Gislaine Gil

7. Estratégias Cognitivas III– Profa. Dra. Gislaine Gil

8. Estratégias de Resolução de Problemas – Profa. Esp. Letícia Mota

Unidade Curricular 7: Reabilitação Cognitiva (8 horas)

???? A reabilitação vai além do protocolo – ela envolve decisões delicadas sobre funcionalidade, autonomia e dignidade.

Confira as aulas que fazem parte desta unidade:

1. Reabilitação cognitiva: princípios e estratégias – Profa. Esp. Letícia Mota

2. Intervenções baseadas em metas funcionais – Profa. Esp. Letícia Mota

3. Planejamento e execução de intervenções – Profa. Esp. Letícia Mota

4. Abordagem baseada no ensaio/espaçada, Aprendizagem sem erros e desaparecimento de pistas – Profa. Esp. Letícia Mota

5. Reabilitação do paciente em fase recente de evolução TCE e AVE – parte 1 – Profa. Ms. Paula Gouveia

6. Reabilitação do paciente em fase recente de evolução TCE e AVE – parte 2 – Profa. Ms. Paula Gouveia

7. Reabilitação do paciente em fase crônica de evolução – parte 1 – Profa. Ms. Paula Gouveia

8. Reabilitação do paciente em fase crônica de evolução – parte 2 – Profa. Ms. Paula Gouveia

Unidade Curricular 8: Intervenções Cognitivas na Demência Moderada, Orientação familiar e Psicoeduçacão (6 aulas)

???? "Ainda vale a pena intervir?"

Confira as aulas que fazem parte desta unidade:

1. Elaboração de intervenção cognitiva personalizada e construção do raciocínio clínico – Profa. Esp. Juliana Antunes

2. Cuidador como agente integrante na reabilitação– intervenção estruturada - Profa. Esp. Juliana Antunes

3. Ambiente na intervenção cognitiva- Profa. Esp. Juliana Antunes

4. Intervenção Sensorial nas Demências- Profa. Esp. Juliana Antunes

5. Tecnologia Assistiva- Profa. Dra. Carla da Silva Santana Castro

6. Estratégias para manter a capacidade de expressão e compreensão verbal – Profa. Dra. Christiana Wiegerinck

7. Orientação Familiar e Psicoeducação parte 1– Profa. Ms. Paula Gouveia

8. Orientação Familiar e Psicoeducação parte 2 – Profa. Ms. Paula Gouveia

Unidade Curricular 9: Manejo comportamental e cuidado ampliado (8 horas)

???? Como você tem orientado familiares no cuidado das pessoas que enfrentam mudanças comportamentais? O que você já sabe sobre manejar sintomas neuropsiquiátricos? E a segurança na direção veicular?

Confira as aulas que fazem parte desta unidade:

1. Como lidar com as alterações comportamentais parte 1 -Profa. Dra. Gislaine Gil

2. Como lidar com as alterações comportamentais parte 2 - Profa. Dra. Gislaine Gil

3. Direção veicular segura – Prof. Dr. Alexandre Leopold Busse

4. Curatela e Interdição: O que os profissionais precisam saber para orientar famílias com segurança– Profa. Dra. Pérola Melissa Vianna

5. Manejo dos sintomas depressivos– Profa. Dra. Roseli Lage

6. Manejo dos sintomas ansiosos–Profa. Esp. Fabiana Tintori Shoji

7. Treino de Assertividade e estratégias de Automonitoramento - Profa. Esp. Fabiana Tintori Shoji

8. Como cuidar de quem cuida – Profa. Esp. Mônica Szyszko Pita

Unidade Curricular 10: Inovações Tecnológicas e Aplicações Clínicas (8 horas)

???? “Realidade Virtual? Isso realmente funciona em reabilitação?” A resposta é sim — mas é preciso entender como, quando e por quê.

Confira as aulas que fazem parte desta unidade:

1. Definição de Realidade Virtual, elementos e conceitos que compõem a técnica – Profa. Dra. Jéssica Maria Bacha

2. Tipos de sistemas dentro da Realidade Virtual– Profa. Dra. Jéssica Maria Bacha

3. Novas tecnologias promissoras para reabilitação – Profa. Dra. Jéssica Maria Bacha

4. Tipos de Jogos e Cenários Virtuais e suas demandas– Profa. Dra. Jéssica Maria Bacha

5. Áreas de atuação– Profa. Dra. Jéssica Maria Bacha

6. Efeitos colaterais (Cybersickness) e vantagens e desvantagens da Realidade Virtual– Profa. Dra. Jéssica Maria Bacha

7. Evidência científica e aplicabilidade clínica parte I– Profa. Dra. Jéssica Maria Bach

8. Evidência científica e aplicabilidade clínica parte II– Profa. Dra. Jéssica Maria Bacha?


Quem é a Coordenadora?

Profa. Dra. Gislaine Gil

???? Propósito

“Acredito que quem busca uma pós-graduação vai além de um diploma — busca um sonho, um propósito. Escolhi a ON porque ela compartilha a visão de que o professor é o coração da aprendizagem. Quando valorizados e motivados, os professores inspiram não só o conhecimento, mas também a transformação, impactando a sua jornada e, por consequência, a vida daqueles que você irá acompanhar. Vem com a ON!” (Profa. Gi).

???? Formação Acadêmica e Títulos

• Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP.

• Mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP.

• Pós-graduada em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica pelo Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP.

• Titulada em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia.

• Titulada em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

???? Atuação como Docente e Coordenadora

• Docente na disciplina de Neurociência e Processos Psicológicos Básicos da Faculdade Sírio-Libanês.

• Docente da pós-graduação em Geriatria da Faculdade Sírio-Libanês.

• Docente da especialização em Fisioterapia e Gerontologia da EEP do HC-FMUSP.

• Docente convidada especialização em Reabilitação Neuropsicológica do Hospital Albert Einstein.

• Coordenadora da pós-graduação em Gerontologia e Empreendedorismo da Faculdade Sírio-Libanês.

???? Projetos e Iniciativas

• Fundadora dos Vigilantes da Memória.

• Idealizadora do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio-Libanês.

• Idealizadora do Programa de Estímulo à Atenção e a Memória do Hospital Oswaldo Cruz.

• Integrou o Check-up da Maturidade do Fleury.

• Idealizadora do canal de neurociência “Vem com a Mente” da Faculdade Sírio-Libanês.

???? Autora dos Livros

• Memória: tudo que você gostaria de saber, mas esqueceu de perguntar . Editora Campus-Elsevier.

• Ensinar a lembrar: guia prático para ajudar a reconhecer e melhorar problemas de memória. Casa Leitura Médica.

• Como lidar com problemas de memória e doenças neurodegenerativas . Editora Hogrefe.

• Gerontologia na prática diária. Editora Atheneu.

???? Para saber mais

Currículo completo disponível em: https://bit.ly/2yuh6Oq


Realização:

On Educação e Vigilantes da Memória


Fale com a gente:

+55 11 5241-481


Envie um e-mail pra gente:

atendimento@on-educacao.com.br

Neurociência da Memória reconhecido pelo MEC

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