Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

BLOG LEMBRE E RELEMBRE

Quando deve ocorrer o planejamento para o Pós-Carreira?

O envelhecimento da população é entendido como um triunfo da humanidade e, da mesma forma, um desafio (OMS, 2005). Segundo a pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Brasil em 2025 será o 6º País com o maior número de idosos no mundo. Em breve, o mundo será prateado, será um mundo cheio de gente longeva, com uma heterogeneidade enorme.

O que se observa é que a longevidade vai exigir se reinventar mais vezes ao longo da vida, como vamos encarar essa transição? É necessário se planejar, porque não dá para imaginar que vamos viver no Pós-Carreira mais 20, 30, 40 anos e não ter projetos, sonhos, objetivos para viver essa fase.  

Segundo Letícia Mota, neuropsicóloga pela USP e professora sobre Pós-Carreira no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e do Vigilantes da Memória, as pessoas não se preparam para essa nova etapa da vida, como se preparam para as etapas anteriores. O planejamento para o Pós-Carreira deve ser feito antes, durante e após a aposentadoria. Não se pode pensar no pós-carreira apenas na fase de pré-aposentadoria ou depois de aposentado, é fundamental o planejamento, principalmente com relação à saúde física, psicológica e financeira. Esse processo de planejamento, de reflexão, de reinvenção, de aprendizagem deve ser permanente.

Não é verdade que os longevos, os seniores só têm a ensinar, eles também têm muito a aprender. Isso se aplica cada vez mais ao preparo para a aposentadoria, o que exige desenvolver uma aceitação positiva do próprio envelhecimento.

A transição que ocorre na aposentadoria pode ser facilitada quando são fornecidos informações e momentos de vivências e reflexões (Zanelli et al. 2010). No Curso sobre Educação para o Pós-Carreira, iremos aprofundar essas reflexões, vivências, além de abordar outros temas tão importantes para essa transição. Para maiores informações entre em contato no http://www.vigilantesdamemoria.com.br/cursos/curso-sobre-educacao-para-o-pos-carreira

Referência Bibliográfica:

Organização Mundial de Saúde. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Tradução Suzana Gontijo. Brasília:Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.

http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/06-07-2016-agencia-fapespquebrabrasil-tera-sexta-maior-populacao-de-idosos-no-mundo-ate-2025/

Zanelli, J.C.; Silva, N.; Soares, D.H.P. Orientação para aposentadoria nas organizações de trabalho: construção de projetos para o pós-carreira. Porto Alegre:Artmed, 2010.