Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

O que te faz feliz (Ikigai)?

O que te faz feliz (Ikigai)?

Nós, seres humanos, seguimos buscando um significado para o que fazemos e vivemos. Mas, será que todos sabemos exatamente o que queremos? Por que existem pessoas que sabem o que querem e vivem de maneira apaixonada, enquanto outras definham na confusão?

Qual o seu Ikigai? O Ikigai é uma junção de termos que significam “vida” e “valer a pena”. Segundo os japoneses, todo mundo possui um Ikigai. Alguns encontram seu Ikigai e têm consciência dele, outros o carregam dentro de si, mas ainda o procuram. O Ikigai está escondido em nós, e é necessária uma investigação paciente para chegar até o mais profundo de nosso ser e encontrá-lo. De acordo com os nativos de Okinawa, a ilha com o maior índice de centenários do mundo, o Ikigai é a razão pela qual nos levantamos pela manhã, é ter um propósito. Ter um Ikigai claro e definido, uma grande paixão, dá satisfação, felicidade e significado à vida.

A mente tem um poder decisivo sobre o corpo e seu ritmo de envelhecimento. Tanto que a maioria dos médicos concordam que o segredo da juventude do corpo está em manter uma mente jovem e ativa, e uma atitude de desafio diante das dificuldades que podemos encontrar durante a vida.

Um estudo realizado pela Universidade de Yeshiva, nos Estados Unidos, determinou que as pessoas longevas compartilham duas atitudes vitais comuns e determinantes: o positivismo e uma elevada expressividade emocional. Logo, aqueles que aceitam os desafios com boa atitude e são capazes de administrar suas emoções já ganharam boa parte da passagem para a longevidade.

“Quem tem um porquê para viver pode suportar quase todo como” (Nietzsche).

No sexto encontro iremos abordar sobre propósito de vida, como descobrir seu Ikigai, como começar um projeto de vida!

Para maiores informações entre em contato no: http://www.vigilantesdamemoria.com.br/cursos/curso-sobre-educacao-para-o-pos-carreira


Referência Bibliográfica:

Garcia, H. & Miralles, F. Ikigai: os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz. 1.ed. – Rio de Janeiro: Intríseca, 2018.


Docente: LETÍCIA MOTA

Neuropsicóloga e Reabilitadora Cognitiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.

Docente do Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pelo CETCC.

Especialista em Cursos e Projetos de Planejamento para o Pós-Carreira.

Integrante da equipe multidisciplinar do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio Libanês.

Capacitadora em Estimulação Cognitiva Intergeracional pelo Vigilantes da Memória.

Neuropsicóloga e Reabilitadora Cognitiva do Vigilantes da Memória.