Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 3214-2953

(11) 94941-8374

Diagnóstico


“Você sabe se é apenas esquecido ou se deveria estar preocupado com suas falhas de MEMÓRIA?”

Muitas pessoas têm medo de saber se há algo errado com sua memória, pois associam falhas com a doença de Alzheimer. Na realidade, a alteração da memória pode estar relacionada com várias causas como: diabetes, colesterol alto, medicamentos, estilo de vida, ansiedade, pressão alta, estresse, apneia do sono ou o próprio avançar da idade. Assim, identificar o que altera a memória é importante, a fim de tratar a causa imediatamente e minimizar os problemas diários. Também é fundamental verificar outras funções que podem influenciar o funcionamento da memória como: atenção, raciocínio e planejamento.


CHECK-UP DA MEMÓRIA PARA ADULTOS E IDOSOS

O que é o Check Up da Memória?

É a investigação médica e neuropsicológica das queixas de memória, atenção, entre outras funções do cérebro.  

Quais os objetivos do Check Up da Memória?

  • Avaliar se existem riscos para a piora do funcionamento da memória.
  • Esclarecer a causa das queixas e/ou das alterações cognitivas.
  • Fornecer dicas gerais para lidar com possíveis problemas de memória.
  • Planejar o melhor tipo de tratamento e prevenção.

Para quem é indicado o Check Up da Memória?

Para pessoas com queixas de memória que tragam preocupações ou mesmo que afetem o desempenho no trabalho, em casa ou na vida acadêmica. Também é indicado para quem tem histórico de quadro demencial na família (por exemplo, demência por doença de Alzheimer, Vascular, “Esclerose”, entre outras).

Quanto tempo dura o Check Up da Memória?

A duração é de duas horas, incluindo as orientações e explicações sobre o resultado. 

Quais são as etapas do Check Up da Memória?

1ª) Preenchimento de um questionário

É enviado um formulário por e-mail que deve ser respondido e reenviado.

2ª) Avaliação com médico clínico geral / geriatra

Conferência dos sinais e sintomas dos problemas de memória. Investigação dos fatores de risco para a doença de Alzheimer ou outros comprometimentos cognitivos. Avaliação de mudanças comportamentais, do funcionamento físico e das atividades de rotina. Solicitação de exames complementares.

3ª) Avaliação com neuropsicóloga

Avaliação cognitiva a partir de testes que investigam os domínios cognitivos: atenção complexa, memória e aprendizagem, funções executivas, linguagem, funções perceptomotoras e cognição social.

4ª) Devolutiva médica

Após a análise de todas as informações clínicas e resultados dos exames será entregue um relatório pelo médico, que discutirá o diagnóstico e o planejamento da prevenção e/ ou do tratamento de forma personalizada.


Agora é só entrar em CONTATO!

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA PARA ADULTOS E IDOSOS

O que é a Avaliação Neuropsicológica?

É uma análise minuciosa das funções cognitivas, emocionais e comportamentais. Ela fornece informações fundamentais para o diagnóstico precoce dos transtornos neurocognitivos e psiquiátricos. Também é uma ferramenta importante para direcionar as terapias de reabilitação.

Para quem é indicada a Avaliação Neuropsicológica?

Adultos e idosos que apresentem problemas de atenção, memória, linguagem, planejamento, sintomas depressivos e/ou ansiosos. 

Quais são os instrumentos utilizados na Avaliação Neuropsicológica?

São utilizados instrumentos psicométricos que podem ser escalas, inventários e testes neuropsicológicos. Por meio da pontuação desses instrumentos e da análise qualitativa da produção do paciente, avaliam-se as seguintes funções cognitivas: praxias; gnosias; habilidades visuo-perceptivas, construtivas e espaciais; velocidade de processamento de informação; linguagem; memória; funções executivas (flexibilidade mental, abstração, atenção e concentração) e eficiência intelectual.

O que é um neuropsicólogo?

É o profissional especializado em entender como o cérebro e suas habilidades são afetados por lesões ou disfunções neurológicas. 

O que devo esperar no dia do teste?

Antes do exame será solicitado o histórico médico, psicológico e educacional a ser encaminhado por e-mail. No dia da consulta, o(a) paciente e um membro da família ou um acompanhante se reunirão para uma entrevista com a neuropsicóloga. O(A) paciente deve tentar ter uma boa noite de sono e tomar seus remédios como prescrito. A neuropsicóloga fará perguntas sobre os problemas atuais, a partir dos dados fornecidos pelo histórico médico. Após, o exame se iniciará. Normalmente, o teste dura duas horas, embora alguns pacientes precisem de mais tempo. Durante os testes, será solicitado ao paciente responder perguntas, realizar tarefas com lápis e papel, lembrar informações, dentre outros. Depois disso, os testes serão pontuados e as pontuações serão comparadas com as de outras pessoas da mesma idade e nível de instrução. Por fim, a neuropsicóloga escreve um relatório detalhado que inclui informações importantes da entrevista e testes, incluindo conclusões diagnósticas. O relatório, geralmente, inclui recomendações para melhorar a memória, atenção e/ou aprendizagem, terapia para melhorar seu humor ou encaminhamento para outros profissionais de reabilitação. O documento será enviado ao paciente, médico e/ou outro profissional da saúde (se houver). O paciente pode solicitar uma sessão extra de feedback (sessão cobrada à parte da avaliação) com a neuropsicóloga para discutir seus resultados e fazer perguntas.

Em que a Avaliação Neuropsicológica pode ajudar?

O processo pode ajudar o médico, profissional de saúde, paciente e família a entenderem melhor as queixas cognitivas e/ou comportamentais, a fim de planejar a terapia mais eficaz.